Cores do hidrogênio e seu papel sustentável

.

Apesar de incolor, o hidrogênio (H2) recebe diferentes classificações de cores de acordo com seu tipo de produção. Essas classificações ajudam a compreender o impacto ambiental de cada diferente tipo de rota de produção.

A Gali apresenta um breve guia sobre as principais cores do hidrogênio e seu impacto sustentável.

Cores do hidrogênio

Hidrogênio Cinza

Produzido a partir de combustíveis fósseis, principalmente gás natural. Utiliza o processo de reforma a vapor (Steam Methane Reforming), sem captura de carbono. Atualmente, é um dos formatos mais comuns de produção de hidrogênio, mas também o que gera mais emissões de CO2.

Hidrogênio Azul

Sua produção também utiliza gás natural, porém incorporando tecnologias de captura, utilização e armazenamento de carbono (CCS), reduzindo em parte a emissão de CO2 em seus processos.

Hidrogênio Rosa

Conhecido também por hidrogênio vermelho ou hidrogênio púrpura, utiliza energia nuclear para o processo de eletrólise de água. É considerada uma produção de baixo carbono pela utilização dessa energia limpa, em termos de emissão de CO2.

Hidrogênio Amarelo

Utiliza fontes mistas de eletricidade para a realização do processo de eletrólise, podendo incluir fontes renováveis, fósseis ou nucleares. Seu impacto de carbono é variável, de acordo com sua matriz elétrica.

Hidrogênio Verde

Sua produção de eletrólise utiliza energia 100% renovável, como a eólica ou a fotovoltaica. É considerada a versão mais sustentável, por não emitir CO2 em seu processo produtivo.

Por que essas cores importam para o futuro da energia sustentável?

A variedade de cores do hidrogênio representa avanços consideráveis nas estratégias de produção e gestão dos impactos ambientais, colaborando para que empresas, indústrias e governos possam identificar e priorizar rotas mais sustentáveis e eficientes para a transição energética.

Contribuição da Gali para a transição energética com hidrogênio

A Gali acompanha os avanços das tecnologias do mercado de hidrogênio, oferecendo soluções diretamente alinhadas às metas de descarbonização e crescimento da matriz energética brasileira.

Com tecnologias líderes do mercado internacional, a Gali proporciona alto desempenho, inovação e eficiência para a geração de H2V por meio de soluções personalizadas para seus projetos de instalação e operação.

Se interessou pelas soluções Gali? Entre em contato!

Nossa equipe comercial está à disposição para oferecer as melhores soluções para as necessidades do seu negócio.

Compartilhe

Terraplanagem da SE Riachinho é concluída

A terraplanagem da SE Riachinho foi concluída no dia 05 de dezembro, sexta-feira. Essa é...

SE Coletora da UFV Várzea da Palma 3 e 4: elevação e conexão.

Localizada no município de Várzea da Palma (MG), a Subestação Coletora da UFV Várzea da...

Terraplanagem da SE Capitólio é concluída

A terraplanagem da SE Capitólio é concluída, marcando o início da próxima fase da obra....

Gali na Semana da Tecnologia Eletromecânica SENAI

Gali apresenta as bases de Gestão de Custos para alunos do SENAI Bauru na Semana...

Terraplanagem da SE Arinos é concluída

A terraplanagem da SE Arinos é concluída, marcando o início da próxima fase da obra....

relacionados